33

Lote 4 • 1º dia

33

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Newton Rezende

São Paulo, 1912 -1994

“Figura, 1971”.

Acrílica s/ tela colada em eucatex
Ass. Inf. esquerdo

" Ele misturava tudo, parentes com figuras inventadas, a realidade com o sonho, o cotidiano mais banal com o mais delirante " — analisa o poeta Ferreira Gullar, ele próprio representado em diversas das pinturas do artista. Nascido em São Paulo, Rezende costumava também adotar uma linguagem de símbolos peculiar e própria, gostava de retratar amigos, além de si mesmo.

Artista de intensa criatividade técnica, colava, pintava… ao longo de sua trajetória produziu em distintas linguagens, foi pintor de forma autodidata, desenhista, gravador, e escultor. Considerado um pintor figurativo que não aderiu a nenhum tipo de tendência, ficando sem movimento artistico a ele atrelado.

“ Newton Rezende combina em sua obra acentuados dotes de lirismo a uma bem-humorada concepção dos seres e das coisas, inculcando-lhes ligeira nota surrealista. A sua é uma pintura livre, artesanalmente bem articulada, e que brinca, ao mesmo tempo em que mal dissimula a emoção com que enfrenta certos temas: arte verdadeira, descompromissada de teorias e de preconceitos de qualquer espécie, (...)" comenta o crítico José Roberto Teixeira Leite .


85 x 65 cm

100 x 86 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »