383

Lote 48 • 1º dia

383

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Djanira

Avaré, São Paulo, 1914 -1979

“Dança de Iemanjá, 1961”.

Óleo s/tela
Ass. Inf. direito e verso
Localizado Santa Teresa , Rio.

Obra participou do V Salão Municipal de Belas Artes.


“A produção de Djanira, como de outros artistas seus contemporâneos, estava focada na representação da cultura brasileira, que não era tão exaltada. A obra de Djanira estava conectada a isso. Tem outras pinturas dela destacando os orixás. Era uma busca, queria estabelecer um diálogo com a cultura afro-brasileira."
(Nelson Fernando Inocêncio da Silva)

Professor de artes visuais da UnB (Universidade de Brasília), doutor em artes e membro do núcleo de estudos afro-brasileiros da universidade, Nelson Fernando Inocêncio da Silva, disse que é importante inserir a obra de Djanira no movimento modernista, que marcou a cultura brasileira na primeira metade do século passado.

Era uma busca, queria estabelecer um diálogo com a cultura afro-brasileira. Isso fazia sentido porque o movimento modernista brasileiro desde a Semana de 1922 queria romper com os padrões europeus. Era uma forma de exaltar as referências locais, não mais ficar numa postura subserviente do ponto de vista estético. Daí o modernismo vai exaltar figuras como o ‘mulato’ – colocando muitas aspas nesse termo -, o negro, o indígena.”


80 x 65 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »