180

Lote 69 • 1º dia

180

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

JOSEPH ALBERS

“Homenagem ao quadrado , 1973”.

Serigrafia
Ass. Inf. Esquerdo
Edição 57 de 125

Importante obra do leilão, pois essa série é referência no mundo inteiro quando o assunto é teoria da cor.

Homenagem ao quadrado é uma serie que foi produzida pelo artista de 1956 a 1976, ou seja, até sua morte. Todas as obras foram realizadas são pinturas sobre madeira ou serigrafias.

O quadrado, forma que não encontramos na natureza, portanto, criada pelo homem, representa a racionalidade humana fazendo uma associação a dedicação do artista em seus estudos realizados de forma muito racional e disciplinada. Os quadrados são assim apresentados sobrepostos e com variantes de cores, por vezes próximas como a serigrafia que trazermos para esse leilão, e por vezes não tão próximas. Essas experiências originaram as teorias que consagraram o artista, deixando um legado importante e uma das mais importantes referência sobre teorias da cor, já realizadas até os dias de hoje. Sobre essas teorias ele publicou um livro em 1963.

No Brasil, o artista José Maria Dias da Cruz avançou os passos dados por Albers. São artistas que desdobram de forma científica o comportamento e percepção da cor no campo material e fisiológico do nosso universo.

O ex-aluno e professor da escola moderna Bauhaus se exilou nos USA após a primeira guerra mundial e no fim de sua vida era diretor do departamento de design da Yale.


25 x 25 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »