19

Lote 73 • 1º dia

19

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

ALEX VALLAURI ( 1949/ 1987)

“Acrobatas, 1982”.

Serigrafia
Ass. Inf. direito
Edição A.P
Localizado NYC
Essa edição é a mesma que esta reproduzida no livro do artista escrito pot João Spinelli " Alex Vallauri: Grafite" pág. 82 e foi capa da Revista Bravo.
Procedência:
Família do artista
Coleção Particular RJ

De forma muito espontânea e despretensiosa Alex Vallauri escreveu em curto espaço de tempo um capítulo dentro da história da arte no Brasil no séc. XX, foi visionário e mais que o precursor do grafite no Brasil. Vallauri abriu possibilidades para que outras vertentes da manifestação cultural proveniente das ruas pudessem trilhar seus caminhos. Um pioneiro que enxergou no espaço público o suporte para sua arte, empregando o humor, a ironia e o prazer de viver, com senso crítico social, sempre questionando valores estéticos convencionais do desenho, da gravura e da pintura. Em um período onde estava latente a arte conceitual, geométrica, concreta e abstrata, o artista foi contra as correntes e desenvolveu um trabalho figurativo. Com uma pitada bem brega e pop, seu objetivo era facilitar a compreensão da mensagem do público anônimo que passava diariamente pelos locais em meio a cena urbana caótica.

Entre tantos símbolos usados pelo artista, o interesse pela forma humana, levou o artista se inspirar e extrair da obra O circo, do artista francês Seurat, a imagem da Acrobata que se tornou uma das mais conhecidas em sua trajetória. Nos anos 80 em NY, onde o artista editou esse serigrafia que apresentamos no leilão, as Acrobatas eram também parte dos selos utilizados em cartões postais que consagraram o artista na cena urbana americana onde travou contato com a cúpula dos artistas que se tornaram referência para arte urbana no mundo como Jean Michel Basquiat.

Em sua trajetória o artista acumula experiências acadêmicas, buscou estudos na Suiça, Nova York e São Paulo. Logo se consagrou como gravurista, que lhe rendeu a primeira, de três, participações na Bienal de São Paulo, além disso, obteve reconhecimento com mostras na Pinacoteca, Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outras. Recentemente a Galeria Index promoveu no Museu da República em Brasília um importante mostra sobre a obra do artista.

“ … o artista percebeu que a obra de arte só poderia ser realmente entendida se o autor se preocupasse também com os anseios e as aspirações das pessoas…
Seus métodos de produção, tanto técnico como conceitual, revolucionaram a maneira de fazer ou ver a arte no Brasil. "


72 x 72 cm

Inicial
R$ 4.000
100% seguro
Histórico transparente
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Á vista ou parcelado em até 2x, via boleto, em até 2 dias úteis após o leilão, acrescido de 5% de taxa de leiloeiro(a)

Em até 5 dias úteis, apenas após a compensação do pagamento, no local ou via transportadora.

+55 21 2495-6142
+55 21 99464-0374
+55 21 99398-0022

5521994640374

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »