83

Lote 19 • 1º dia

83

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Glauco Rodrigues

Bagé, 1929 -2004

“Amarelo Rosa, 1965”.

Óleo s/ tela
Ass.no verso
Localizado Roma
Reproduzido no livro do artista " Glauco Rodrigues Crônicas anacrónicas, e sempre atuais do Brasil" na página de cronologia.

" Glauco é precursor, um artista cuja obra antecipa estratégias anotadas pela arte contemporânea..."
( Nicolas Bourriaud - crítico de arte )

É importante ressaltar que Glauco Rodrigues tem despertado e sustentado com mérito um espaço recentemente lhe dado como nunca antes na História da Arte no Brasil. Considerado e aclamado inclusive pela critica internacional, deixou uma obra de cunho essencialmente brasileiro, alegórica, bem humorada, política, sarcástica , colorida, repleta de metáforas e signos da nossa cultura, que deixa para a sociedade brasileira uma produção sempre atual.

O início dos anos 60 era de turbulência política no Brasil, e o convite feito pelo embaixador do Brasil em Roma para trabalhar na Itália foi irrecusável. Com sua esposa Norma, partiu para a capital italiana com o desejo de não mais voltar, fixando residência de 1962 a 1965. Nesse período participou de distintas mostras na Europa, como a de 1962 no Museu Kasseler Kunstverein na Alemanha e a importante participação na Bienal de Veneza em 1964 ao lado dos artistas: Palatnik, Krajcberg, Volpi, Weissman, Maria Bonomi, Tarsila do Amaral e Almir Mavignier.

Nesse período romano, Glauco produziu trabalhos abstrato-informais. No ano em que executou essa obra, o artista retornou ao Brasil, mas antes realiza outra individual em Roma e ao chegar, uma mostra no Rio de Janeiro. Após esse período em Roma, Glauco realiza experiências com novos materiais e múltiplos a partir de ideias iniciadas em Roma. Foi nesse retorno que Glauco redescobre o Brasil e retoma a fase figurativa, utilizando metáforas a fim de passar de forma inteligente suas percepções a respeito do cenário e história do Brasil.



100 x 80 cm

Inicial
R$ 13.000
Lote arrematado

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »