182

Lote 23 • 1º dia

182

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Tarsila do Amaral

Capivari, 1886 -1973

“Arbusto”.

Grafite s/papel
Ass. centro
Catalogado no Raisonné da Artista, na pág. 353, vol. II sob registro num. De615

¨Depois de um certo tempo a gente começa então a desejar evadir-se dessa eternidade artística, que só se dirige ao intelecto e a reagir com a volta ao sentimental, ao humano, já que no complexo humano os sentidos também têm seus direitos".
(Tarsila do Amaral)

Pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. Juntamente com Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Pancetti e alguns outros pintores, Tarsila, dona de referência bibliográfica invejável, ela faz parte da própria história da arte moderna brasileira.

Relacionou-se com Pablo Picasso cuja obra não a influenciou, viu de perto a produção dos dadaístas e futuristas. Seus tons, de intensidade e força absurdas, são reminiscências de infância da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então, Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora, cada colorido excessivo para, assim, melhor representar um país-aquarela.




20 x 16 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »