97

Lote 19 • 1º dia

97

Leilão 65 - Leilão de Arte e Design

Orlando Teruz

Rio de Janeiro, 1902 -1984

“Meninas com lata na cabeça”.

Óleo s/ tela
Ass. Inf. esquerdo

“As obras de Orlando Teruz têm há muito, garantida, a sua perenidade. E a explicação desse fato não é difícil. Ele, que variava apesar de sua aparente uniformidade. Variava não só em seus temas populares mas também na maneira pela qual os abordava, segundo conteúdo poético que cada assunto exigia. "
(Flávio de Aquino)

Teruz possui grande domínio da técnica, tanto da pintura como do desenho de observação. Sua temática aborda cenas de infância - inúmeras e presentes em todos os períodos da vasta produção do pintor -, cavalos, reuniões populares.
Estudou na Escola Nacional de Belas Artes - Enba entre 1920 e 1923, foi aluno de Baptista da Costa e Rodolfo Chambelland, tendo, no ano seguinte, sua primeira participação na Exposição Geral de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Trabalhou com Lúcio Costa e Cândido Portinari pela implementação da divisão moderna no Salão Nacional de Belas Artes, que passou a vigorar em 1940.

Seus trabalhos são expostos em diversas mostras individuais, tanto no Brasil quanto exterior, durante os anos 1960, passando também a integrar importantes coleções de todo mundo, como as do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, do Museu Nacional de Belas Artes - MNBA e do Museu Hermitage, de São Petesburgo, Rússia. Na década de 1970, inicia com a família a formação de seu museu particular no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.


88 x 107 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 275 lotes »

Ver todos os 275 lotes »