90

Lote 2 • 1º dia

90

Leilão 65 - Leilão de Arte e Design

JOSÉ ANTONIO DA SILVA (1909-1996)

“Fazenda, 1966”.

Óleo s/ tela
Ass. Inf. direito

" Eu sou primitivo Já nasci pintor Quando mais eu vivo Mais pinto com amor".
(José Antônio da Silva)

José Antônio da Silva exerceu várias atividades, entre elas a de trabalhador rural, até o seu trabalho como artista ser descoberto em 1946, durante exposição na Casa de Cultura, em São José do Rio Preto, despertando o interesse de críticos de arte que participavam do evento.

O artista expôs nas três primeiras edições da Bienal Internacional de São Paulo. Em 1955, passa a realizar quadros baseado no pontilhismo, nos quais os pontos ou traços de cor proporcionam destaque a matéria, como em Espantalhos diante da Paisagem (1956).

Apresenta em suas telas espaços amplos, abertos e temas ligados à vida no campo, como o algodoal, os cafezal e o boi no pasto, que acabam tornando-se sua produção mais conhecida.

Como nota o crítico P.M. Bardi, o artista revela grande espontaneidade na abstração dos detalhes em suas telas, onde, por exemplo, fileiras de pontos brancos indicam o algodoal. Destacam-se em sua obra o desenho expressivo, o senso da cor e o caráter de fantasia.
José Antônio da Silva Silva percorre uma grande variedade de temas: natureza-morta, pintura sacra, marinha, pintura histórica e de gênero.


50 x 60 cm

Inicial
R$ 30.000
Lote não arrematado

Lotes relacionados

Ver todos os 275 lotes »

Ver todos os 275 lotes »