416

Lote 45 • 1º dia

416

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Alberto da Veiga Guignard

Nova Friburgo, RJ, 1896 -1962

“Retrato feminino, 1940”.

Óleo s/tela
Ass. centro


"Pode-se dizer que Guignard pintava o visível como se imerso em estado de sonho. Todo o seu universo etéreo de paisagens, retratos, auto-retratos, cenas com personagens figurados à maneira de uma pose fotográfica, flores, naturezas-mortas, temas religiosos e outros, o revela.
(Walter Zanini)

Os retratos, considerados por alguns críticos como a vertente mais fértil de sua obra, constituem a maior parte de sua produção e trazem pessoas de sua família, amigos ou filhos de amigos, intelectuais, artistas e auto-retratos. Nesses não deixa de fazer menção ao seu defeito congênito, o lábio leporino, também presente em representações de Cristo e outras figuras religiosas.

Em sua pintura o decorativo está presente nos retratos, nos arranjos florais, nas estampas das roupas e em toda ornamentação em torno de seus modelos femininos, além de tetos, painéis, móveis e objetos que pintou.
Por dedicar-se a praticamente todos os gêneros da pintura - retrato, auto-retrato, paisagem, natureza-morta, flor, pintura de gênero e pintura religiosa - costuma, em muitas obras, tratar de dois ou mais gêneros na mesma tela, como em suas naturezas-mortas, de número reduzido e quase sempre de caráter fantástico, que trazem uma paisagem ao fundo.


60 x 50 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »