129

Lote 74 • 1º dia

129

Leilão 65 - Leilão de Arte e Design

Antônio Henrique Amaral

São Paulo, 1935 -2015

“Autoretrato, 1983”.

Óleo s/ tela
Ass. Inf. direito e verso
Apresenta selo da Bienal de São Paulo

Amaral é um mestre do figurativo, mas, ao mesmo tempo, há nele um elemento que o liga ao impulso construtivista, tão poderoso na arte brasileira e na de muitos outros países da América Latina. (Edward J. Sullivan)

Antonio Henrique Abreu Amaral iniciou sua formação artística na Escola do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, com Sambonet, em 1952.
Em 1956, estudou gravura com Lívio Abramo no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP. Em seguida, viajou para a Argentina e o Chile, onde realizou exposições e entrou em contato com Pablo Neruda.

Na volta para o Brasil em 1960, trabalhou como assistente na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro, e conheceu Ivan Serpa, Cândido Portinari , Antônio Bandeira , Djanira e Oswaldo Goeldi .
Paralelamente à carreira artística, atua como redator publicitário. No início da carreira realiza desenhos e gravuras que se aproximam do surrealismo. A partir da metade da década de 1960, sua produção passa a incorporar a temática social, elementos da gravura popular e da cultura de massa, aproximando-se também da arte pop.


160 x 180 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 275 lotes »

Ver todos os 275 lotes »