88

Lote 34 • 1º dia

88

Leilão 79 - Leilão de Arte

Reynaldo Fonseca

Recife, 1925 -2019

“Figura Feminina, 2008”.

Guache aquarelado s/ papel
Ass. inf esquerdo
Obra com certificado da Galeria Arte Maior.


Reynaldo Fonseca (1925) figura no leilão da TNT Arte com duas obras em guache e aquarela: "Menina com borboleta", datada de 2001, e "Figura feminina", de 2008. Os trabalhos, realizados sobre papel e assinados, retratam cenas delicadas com uma menina.

Fonseca é um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), associação que propôs a ruptura com o sistema acadêmico de ensino e impulsionou um amplo movimento cultural. Além disso, participou do Ateliê Coletivo, em Recife, realizando cursos de desenho. Posteriormente, afastou-se da "escola pernambucana de pintura" e da temática regional.

O pintor deliberadamente permaneceu à margem das correntes artísticas dominantes no país. Com uma produção figurativa, destacou-se em aquarelas, gravuras e, principalmente, em óleo sobre tela ou duratex. Demonstrou grande domínio do desenho e habilidade na manipulação da gama cromática, muitas vezes utilizando recortes de fotografias de jornais e revistas como inspiração para seus quadros.

Ao longo de sua carreira, Fonseca explorou temas recorrentes, como cenas familiares com crianças e animais, onde predominava um clima de sonho, inquietação e estranheza, evocando o surrealismo e a pintura metafísica. Inspirou-se em pinturas do primeiro Renascimento italiano e flamengo, além dos pintores primitivos norte-americanos dos séculos XVIII e XIX, e nos surrealistas em geral.


30 x 20 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 107 lotes »

Ver todos os 107 lotes »