52

Lote 36 • 1º dia

52

Leilão 69 - Leilão de Arte & Design

Enrico Bianco

Lázio, Roma - Itália, 1918 -2013

“Madona, 1985”.

Óleo s/ Tela
Ass. Inf. Direito.

"Bianco é um pintor de talento, dos que desde moço se aprende a respeitar. Não limita sua atividade a determinados setores. Tudo na vida o interessa; o que lhe permite manifestar-se na mais variada temática. Foge das fórmulas e dos modismos.” (Pietro Maria Bardi)
Enrico Bianco nasceu em Roma, embora italiano, veio para o Brasil ainda na adolescência, desenvolvendo sua arte em meio à efervescência do modernismo brasileiro, ativado a partir do Movimento Modernista de 1921 no Rio de Janeiro e ganhando consistência a partir da Semana da Arte Moderna de 1922 em São Paulo.

Bianco conviveu com grandes mestres brasileiros da pintura, como Cândido Portinari, de quem foi discípulo, teve a amizade de Burle Max e recebeu rasgados elogios de gente de proa no mundo artístico, como Antônio Bento e Pietro Maria Bardi.
Enrico Bianco desenvolveu aqui no Brasil praticamente toda sua obra, com influência inegável de artistas brasileiros, e tendo, como tema de trabalho, a vida, os costumes e a sociedade brasileira, ele pode ser incluído, com muita propriedade, entre os Pintores do Brasil.


60 x 45 cm

100 x 85 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 148 lotes »

Ver todos os 148 lotes »