67

Lote 64 • 1º dia

67

Leilão 79 - Leilão de Arte

Israel Pedrosa

Manhumirim, 1926 -2016

“Mutações cromáticas, 1976”.

Óleo s/ tela
Ass. verso
Procedência: Ex. Col - Leo Christiano, fundador da Leo Christiano Editorial especialista em livros de arte, responsavel pela edição do livro "Da cor
à insistência" do artista.


O artista Israel Pedrosa (1926-2016) figura no leilão da TNT Arte com a obra "Mutações Cromáticas". A pintura, realizada em 1976 em óleo sobre tela, destaca-se pela influência do construtivismo e da geometria. Suas composições abstratas exibem a dinâmica entre a rigidez geométrica e a expressividade das cores, transmitindo um senso de movimento e ritmo.

Israel Pedrosa iniciou sua carreira com uma forte influência do construtivismo e da geometria, temas que permearam toda a sua produção artística. Ao longo de sua trajetória, deixou um legado significativo, com obras presentes em importantes acervos e instituições culturais, como os acervos do Museu Nacional de Belas-Artes, do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), dos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubiand (MASP) e do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-FAAP).

Além de suas contribuições artísticas, Pedrosa também se destacou como autor de obras teóricas sobre cor e arte brasileira contemporânea. É autor dos livros Da Cor à Cor Inexistente (1977) e O Universo da Cor (2003), ambos pela Editora Senac Nacional.


80 x 80 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 107 lotes »

Ver todos os 107 lotes »