98

Lote 2 • 1º dia

98

Leilão 79 - Leilão de Arte

Nelson Leirner

São Paulo, 1932 -2020

“Sotheby's, 1999”.

Caixa de acrilico com colagem
Sem assinatura
Apresenta certificado

Nelson Leirner (1932 - 2020) apresenta no leilão da TNT Arte duas obras da série "Sotheby's", datadas de 2003. Estas são caixas em acrílico com colagem, com assinatura central direita.

Artista intermídia e professor universitário, Leirner é reconhecido por suas obras e ações reflexivas e polemistas. Alternando entre críticas políticas e sociais, referências à arte e ao mercado, divindades e animais, suas obras transformam objetos cotidianos em alegorias das situações que deseja destacar. Seus trabalhos transitam entre a escultura e o objeto, explorando materiais e influências dadaístas. A partir dos anos 2000, suas criações se apropriaram de imagens artísticas banalizadas pela sociedade de consumo, tratadas de forma bem-humorada.

Filho da escultora Felícia Leirner e do empresário Isaí Leirner, Nelson cresceu em meio à arte moderna. Apesar disso, seu interesse pela arte só despertou mais tarde. Apos estudar pintura, na década de 1960 interessa-se pela pesquisa de materiais. Interessado nas poéticas dadaístas, produz seus quadros com objetos recolhidos na rua, gerando a série Apropriações. Com uma carreira profícua, de obras heterogêneas e de teor crítico e reflexivo, Leirner torna-se, enquanto produtor e educador artístico, uma figura importante para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil.


28 x 22 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 107 lotes »

Ver todos os 107 lotes »