119

Lote 6 • 1º dia

119

Leilão 69 - Leilão de Arte & Design

Sérgio Telles

Rio de Janeiro, 1936 -2022

“Natureza Morta, 1997”.

Óleo s/ tela
Ass. sup. esquerdo
Obra adquirida no atelie do artista.

"Sergio Telles pode ser considerado um continuador da tradição fovista: sua sensibilidade para os efeitos cromáticos e sua corajosa justaposição de contrastes revelam um gosto refinado, para o qual contribuem de modo preponderante os tons vibráteis. Sua contribuição pessoal ao Fovismo reside na nota exótica oriunda tanto de sua própria natureza quanto da luminosidade brasileira”. (Georges Pillement)

Sergio Telles realizou sua primeira exposição individual em 1955, no Rio de Janeiro. Em 1957, viajou pela Europa e visitou os principais museus da Itália, França, Holanda e Portugal. Nessa mesma época, fez estágio nos serviços de restauração da Pinacoteca do Vaticano. De volta ao Brasil, frequentou os ateliês de Rodolfo Chambelland, Oswaldo Teixeira e de Marie Nivoulies de Pierrefort, no Rio de Janeiro. 

Na década de 70, viajou para Porto Seguro, Bahia, por sugestão do escritor Jorge Amado, e realizou desenhos e óleos, publicados em livro, com a colaboração de Jorge Amado e Jeanine Warnwood.  Telles é autor de Nivouliès de Pierrefort,  editado em Buenos Aires, pelo Museu de Arte Moderna, 1974; e ilustrador de Rio de Janeiro, lançado no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1978.


79 x 98 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 148 lotes »

Ver todos os 148 lotes »