24

Lote 32 • 1º dia

24

Leilão 69 - Leilão de Arte & Design

Emeric Marcier

“Veneza, 1987”.

Aquarela s/ Papel
Ass. inf. Central.

“Penso nos perigos e desgostos que perseguiram o pintor Marcier, fugitivo da guerra, em sua luta com a predestinação para a angústia. Num tempo em que se conspira para o assassinato mesmo da vida artística, no sentido tradicional do seu modo, uma personalidade como a desse pintor de vinte e poucos anos é um exemplo e uma força para as nossas consciências". (Ruben Navarra)
Pintor romeno, Emeric Marcier frequentou o curso de escultura da École Nationale Superieure des Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas-Artes], em Paris. Em 1940, veio para o Brasil e residiu na Pensão Mauá, no Rio de Janeiro, local de reunião de artistas e intelectuais.  O artista passou a dar aulas particulares de pintura e tem entre seus alunos Djanira. Marcier produziu também retratos e naturezas-mortas. Em sua produção, mantém diálogo com o expressionismo e também com a obra de Pablo Picasso (1881-1973).
Marcier torna-se conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, realizadas em grande parte com a técnica de afresco. Nessas obras, revela admiração pela produção dos artistas italianos dos séculos XIII e XIV, como Giotto. Utiliza uma paleta de tons rebaixados e grande simplificação formal, criando obras que apresentam um caráter dramático.


25 x 36 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 148 lotes »

Ver todos os 148 lotes »