25

Lote 20 • 1º dia

25

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

Luiz Paulo Baravelli

“O vestido de verão, 2000”.

Acrílica e colagem s/compensado
Ass. no verso


Inicialmente, na década de 60, os trabalhos de Baravelli tem forte influência do seu professor Wesley Duke Lee. Segundo a historiadora Cláudia Valladão de Mattos, "nos quadros que Baravelli pintou na época, é recorrente a presença de soluções composicionais próximas às de Wesley, como o uso de cortes geométricos e [...] a tendência à compilação e à exploração de inúmeros materiais e meios".

A partir da década de 80, Baravelli faz telas com formato irregular, as quais chama de "recortes". Daí em diante, esse tipo de trabalho torna-se constante em sua produção, como esta obra que apresentamos no nosso Leilão; ”O Vestido de Verão”, do ano 2000.

Nesta obra, o artista traz uma acrílica e colagem sob compensado com formas geométricas, pinceladas marcantes e uma figura humana enigmática, características que acompanham boa parte da sua produção.


"(...) Baravelli procura estabelecer as relações existentes entre tempo-espaço, os tempos simultâneos da consciência humana e as referências culturais. A percepção do tempo-espaço do artista é a científica.
(Jacob Klintowitz)


183 x 47 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »