44

Lote 256 • 2º dia

44

Leilão 64 - Leilão de Arte, Antiguidade e Design

Walter Lewy (1905-1995)

Óleo s/ tela
Surrealista alemão contemporâneo do escritor francês André Breton 1896-1966 que em 1924 publicou o Manifesto Surrealista.
Composição, 1990

Walter Lewy, em 1923, estudava na Handwerk und Kunstgewerbeschule, escola alinhada com a filosofia das vanguardas, semelhante a Bauhaus. Já o Manifesto Surrealista, foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924. Os dois eram fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud, pois era o espirito da época do qual Lewy é legitimo representante.

A iconografia de Lewy pode ser comparada à de Dali, Ernst ou Tanguy, ao explorar a condição humana, por meio de imagens desafiadoras a percepção da realidade do espectador.
Na Segunda Guerra Mundial, praticamente todos os membros do grupo surrealista foram forçados ao exílio: Salvador Dali, Max Ernst, Yves Tanguy e André Breton nos Estados Unidos semelhante a Lewy no Brasil. Neste período seus pais foram mortos no campo de concentração de Auschwitz.

No Brasil, sem nunca abrir mão de seu estilo, fez parte do modernismo, frequentando o Grupo Santa Helena

Ilustrou vários livros para diversas editoras, em obras de renomados autores: Machado de Assis, Sérgio Milliet, Franz Kafka, Arnold Toynbee, entre outros.
Acervo: Mac, Masp.


70 x 80 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 281 lotes »

Ver todos os 281 lotes »