151

Lote 163 • 2º dia

151

Leilão 58 - Leilão de Arte Moderna e Contemporânea - Dezembro de 2019

Anna Bella Geiger

Rio de Janeiro, 1933

“Local da Ação nº9”.

Serigrafia
Ass. inf. direito
Edição 36 de 60

Esta obra está reproduzida no livro organizado por Adolfo Montejo Navas, "Anna Bella Geiger: Territórios, passagens, situações", da Editora Casa da Palavra, na página 126.


Em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país é marcante a presença de Anna Bella Geiger. Na superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua “fase visceral” dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno à uma certa pintura nos anos 1980, e na sua obra atual – Anna Bella mostrou-se sempre uma artista autêntica.

A artista realiza sua obra em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações.

Tem participado de inúmeras mostras internacionais em museus e nas bienais de São Paulo, Veneza e de fotografia da Bélgica. Em 1982, recebeu o prêmio da Fundação Guggenheim (NY) e, em 2000, a Bolsa Vitae de pesquisa em Artes Plásticas. Obteve vários prêmios internacionais como da Casa de las Américas (Havana), da 1er Bienal de Dibujo de Buenos Aires, da Bienal de Pintura de Cuenca e, mais recentemente, o Prêmio da Crítica (ABCA) por sua trajetória artística.

Suas obras fazem parte de várias coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Getty Foundation (Los Angeles), Centre Georges Pompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), o CGAC (Santiago de Compostela), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e MASP (São Paulo).

Fonte: Murilo Castro


41 x 39 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 330 lotes »

Ver todos os 330 lotes »