Obra 12964

Di Cavalcanti

Rio de Janeiro, 1897 - 1976

“Sem título ( Estudo )”.

Guache s/ papel
Ass. inf. direito
Estudo para painel do Clube dos 500, anos 50.

Reconhecido como um dos principais nomes do modernismo brasileiro, Di Cavalcanti viajou ao México com sua esposa noêmia Mourão em meados da década de 1940, onde conheceu Frida Kahlo, Diego Rivera e outros grandes muralistas. A convivência despertou o desejo de produzir painéis de grandes dimensões sobre a cultura brasileira.

Em 1950, Di Cavalcanti já separado, à convite de um amigo, foi se hospedar em sua propriedade em Guaratinguetá, no local onde estava se construindo o Clube dos Quinhentos, com projeto de Niemeyer e Burle Marx. O clube, seria um espaço exclusivo para a aristocracia paulista, inspirado no clube dos 200 do Rio de Janeiro.

Durante uma visita ao prédio que seria o restaurante do clube, Di Cavalcanti notou uma parede branca e teve a ideia de criar um painel ou mural para decorar o espaço. Ele se ofereceu para criar a obra e, esta tela é a primeira versão da pintura com inspiração em Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada no local, com elementos de brasilidade, como bahianas, coqueiros, cachorros e pombas.


47 x 69 cm