Obra 11340

Newton Rezende

São Paulo, 1912 - 1994

“Cangaço, 1987”.

Óleo s/ eucatex
Ass. inf. direito


Newton de Rezende Silva (1912-1994) foi um artista multifacetado, atuando como pintor, desenhista, gravador e escultor. Autodidata em pintura, ele nasceu em São Paulo e, em 1946, viajou para Buenos Aires, onde trabalhou como artista publicitário. Após retornar ao Brasil, estabeleceu residência no Rio de Janeiro, onde realizou sua primeira exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB/RJ.

Entre as décadas de 1960 e 1980, viveu o auge de sua produção, destacando-se pela técnica única aplicada em pinturas de notável riqueza cromática, repletas de pequenos detalhes e misturadas a colagens.

"Pintor figurativo que não pode a rigor ser reclamado por nenhum movimento ou tendência, Newton Rezende combina em sua obra acentuados dotes de lirismo a uma bem-humorada concepção dos seres e das coisas, inculcando-lhes ligeira nota surrealista. A sua é uma pintura livre, artesanalmente bem articulada, e que brinca, ao mesmo tempo em que mal dissimula a emoção com que enfrenta certos temas: arte verdadeira, descompromissada de teorias e de preconceitos de qualquer espécie."
José Roberto Teixeira Leite

30 x 40 cm