340

Lote 54 • 1º dia

340

Leilão 73 - Grande Leilão de Arte e Antiguidade

Cícero Dias

Escada, 1907 -2003

“Natureza Morta, 1929/1930”.

Aquarela s/ papel
Ass. inf. direito
Localizado Rio


O lote encontra-se em nosso espaço para apreciação através de prévio agendamento.


O lote apresentado pertence à fase inicial da trajetória artística de Cícero Dias, que, após mudar-se para o Rio de Janeiro em 1920 com apenas treze anos, passou a frequentar o circuito modernista. Iniciou o estudo de de arquitetura e de pintura da Escola Nacional de Belas Artes (Enba) em 1925 e, em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro.

"Natureza morta" é uma delicada aquarela na qual Dias representa um prato com frutas brasileiras. Integram a cena alguns itens de mobiliário, como a mesa e um banco.

Cícero Dias é considerado uma figura de extrema importância na arte brasileira do século XX, sendo um dos principais responsáveis pela da arte nordestina. Sua abordagem vanguardista e seu engajamento com as questões sociais e culturais do Nordeste foram fundamentais para a afirmação e valorização dessa região no contexto artístico nacional. Além disso, Cícero Dias foi um participante ativo no movimento modernista brasileiro. Ele esteve envolvido com importantes grupos e instituições artísticas, como o Grupo dos Cinco e o Salão de Maio, onde defendeu a arte moderna e promoveu o diálogo entre artistas de diferentes correntes. Sua atuação nesses círculos artísticos contribuiu para a consolidação do modernismo no Brasil e para a abertura de novos caminhos para a produção artística nacional.




30 x 47 cm

53 x 70 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 1220 lotes »

Ver todos os 1220 lotes »