138

Lote 15 • 1º dia

138

Leilão 73 - Grande Leilão de Arte e Antiguidade

J. Steinmann

Basiléia, 1800 -1844

“N/I, c.1830”.

Litografia

Obra da coleção Brasiliana Iconográfica, que representa uma paisagem do Rio de Janeiro que integra o álbum "Souvenirs de Rio de Janeiro"


Após a chegada da corte portuguesa em 1808, a Imprensa Régia brasileira foi estabelecida, impulsionando o desenvolvimento das técnicas de impressão no país. Em 1825, Johann Jacob Steinmann, um jovem litógrafo suíço, foi contratado para dirigir a primeira escola de impressão do Brasil, fundada pelo governo brasileiro.

Nessa época, os ateliês litográficos se multiplicaram no país e se tornaram responsáveis pela divulgação dos registros dos artistas, especialmente dos viajantes estrangeiros. A litografia foi o principal meio de circulação e difusão das imagens, devido à rapidez na execução e à possibilidade de reutilização das matrizes, tornando os ateliês particulares um negócio próspero.

Ao retornar à Europa em 1833, publicou seu próprio álbum intitulado "Souvenirs de Rio de Janeiro", contendo 12 gravuras. Surpreendentemente, em vez de usar a litografia, Steinmann optou pela água-tinta, uma técnica mais sofisticada que utiliza matriz de cobre. O álbum foi um dos primeiros conjuntos de gravuras sobre a cidade publicados na Europa durante a primeira metade do século XIX. As imagens apresentam molduras florais com desenhos de índios, tipos de rua e frutas brasileiras, possivelmente inspirados nos registros de Johann Moritz Rugendas.





20 x 100 cm

45 x 127 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 1220 lotes »

Ver todos os 1220 lotes »