54

Lote 132 • 1º dia

54

Leilão 61 - Leilão de Arte Moderna e Contemporânea

VICENTE DE MELO

“STOBO # 09, 2009”.

Impressão digital em papel Hahnemühle
Edição: 02 de 05
110 x 140 cm


As fotografias da série Strobo são imagens digitais. É constante na obra do artista a indagação sobre as semelhanças e distinções entre as percepções suscitadas entre fotografia digital e a análogica. Neste segmento da série, o artista lança, por meio de interferências digitais em oito imagens, novas camadas de significação sobre imagens prosaicas.

O curioso título da série questiona até que ponto a imagem digital pode representar, por um lado, um registro análogo (ainda que não analógico) da realidade e, por outro, uma radical ampliação da liberdade expressiva do fotógrafo.
Para ele, a fotografia digital representa a conquista de uma liberdade há muito desejada desde o advento da fotografia, em 1889; a visualização imediata que permite (não obstante o criticado delay de sua captação) abriu novas possibilidades de diálogo com o tempo presente.
Adepto usual da película, Vicente de Mello tem investigado as possibilidades poéticas da fotografia digital tanto em seu aspecto formal quanto discursivo. Strobo pode ser considerada, portanto, uma depuração dessa pesquisa.

Mini Bio

Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá
Especializou-se em História da Arte e Arquitetura no Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ.
* Trabalhou no Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ, de 1989 à 1998.
* Têm sua pesquisa fotográfica, apresentada desde 1992
* É integrante do coletivo de artistas – Arte Clube Jacaranda – criado por Carlos Vergara e Raul Mourão.
* Em setembro de 2016, convidado como artista curador, concebeu a mostra Indelével, coletiva com Iole de Freitas, Janaina Tschape , Maria Laet , Lenora de Barros e Virginia de Medeiros, no Jacaranda , Villa Aymoré , Rio de Janeiro.
* Foi ganhador do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor exposição de fotografia do ano em São Paulo, na Pinacoteca do Estado com a mostra moiré.galáctica.bestiário / Vicente de Mello – Photographies 1995-2006.
* Em 2012, foi o primeiro brasileiro a ser convidado a participar da residência de artista no Espace Photographie Contretype, em Bruxelas, Bélgica.
* Em 2015 foi ganhador do Prêmio Centro Cultural Banco do Brasil Contemporâneo, apresentando a instalação Ultramarino.

* Expôs e pertence aos acervos das seguintes instituições: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; Espace Photographie Contretype, Bruxelas, Bélgica; Fondation Cartier pour l´art contemporain, Paris, França; Fundação DAROS, Zurique, Suíça; Itaú Cultural, São Paulo; Maison Européenne de la Photographie, Paris, França; MALBA, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC / USP; Museu de Arte de São Paulo – MASP – Coleção Pirelli; Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife; Museu de Arte Moderna de Brasília; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM – RJ; Coleção Joaquim Paiva, Rio de Janeiro; Coleção José Olympio Pereira, São Paulo; Coleção José Roberto de Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto; Coleção Lhoist, Bruxelas, Bélgica.


110 x 140 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 151 lotes »

Ver todos os 151 lotes »