202

Lote 70 • 1º dia

202

Leilão 66 - Leilão de Arte e Design

EDVAL RAMOSA

“Sem Título”.

Escultura em acrílico multicolorido no formato esférico, base circular.
Obra apresenta trincado na esfera e arranhados.
Essa obra possui uma edição no Museu Afro em São Paulo.

“Sem lançar manifesto antropofágico, Edival Ramosa faz um campeão do arsenal rítmico, mágico, cromático e místico da cultura afro-indigenista de sua terra e de seu sangue, apresentando-o numa aura que confere a este arsenal plena circulação universal”. (Jaime Maurício)

A princípio, influenciado por artistas europeus e norte-americanos, Edval praticou um estilo construtivista, com jogos ópticos e referências à visualidade urbana e usando materiais como madeira esmaltada, aço inoxidável e acrílico.

A partir da década de 1970, estabeleceu um diálogo com a estética indígena e afro-brasileira, passando a empregar materiais como palha, peles, plumagens, miçangas e bambus. De volta ao Brasil em 1974, estabeleceu-se em Cabo Frio/RJ. Desde 1965, participou de diversas mostras coletivas no Brasil, na Itália, na Inglaterra e na Iugoslávia (com mais de 30 mostras), e realizou exposições individuais em Milão, Bolonha, Verona, Trieste, Pesaro, Varazze e Ferrara (Itália), Camberra (Austrália) e Gent (Bélgica).

O artista possui obras em cerca de dez museus internacionais e em mais de 30 coleções particulares ao redor do mundo. Dentre eles destacam-se o Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro – Brasil; MAC Museu de Arte Contemporânea de Niterói- Rio de janeiro – Brasil; Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – Brasil; Arezzo Museum das Artes – Arezzo – Itália; Acireale Museum das Artes – Acireale – Itália e California Afro-American Museum – Los Angeles – USA.


53 x 50 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 155 lotes »

Ver todos os 155 lotes »