160

Lote 63 • 1º dia

160

Leilão 65 - Leilão de Arte e Design

Lelio Coluccini

Pietrasanta, IT, 1910 -1983

“Marabá, 1943”.

Escultura em bronze
Ass. na peça

Sou um simples escultor, só sei fazer isso. (Lelio Coluccini)
Aos sete anos, Lelio já gostava de brincar de fazer esculturas e aos nove realizou sua primeira escultura em argila: uma cabeça de Cristo.
Nasceu na Itália em 1910, numa pequena cidade que é província de Lucca, hoje conhecida como Valdicastello - Carducci, em 1912 chegou ao Brasil acompanhado de seus familiares e se estabeleceram em São Paulo, e posteriormente foram para Campinas. Voltou para a Itália, em 1924, para aprimorar seus estudos em Artes Plásticas. Retornou ao Brasil em 1931 e montou um Ateliê na sede da Marmoraria Irmãos Coluccini.
Lelio Coluccini contribuiu para inovar o Modernismo no Brasil com acentos de Art-Dèco. Em 1936 na biblioteca do Centro de Ciências Letras e Artes realizou a primeira exposição oficial composta por 35 obras.
O escultor trabalhou com vários materiais como o mármore, o granito, a terra-cota e o gesso e desenvolveu novas técnicas de pátinas, as quais resultaram em acabamentos primorosos, valorizando ainda mais seu trabalho de escultor e realçando seu estilo pessoal.
Foi agraciado em 1961 com o Título de Cidadão Campineiro pelo seu destaque como escultor quando elevou o nome de Campinas às Galerias de Belas Artes.
Artista plástico de fama internacional fez seu nome no Brasil, onde naturalizou-se, e contribui e muito com seu trabalho, apesar de ser um homem muito modesto que sempre dizia: sou um simples escultor, só isso sei fazer.


38 x 36 cm

para ver
o valor de arremate

Lotes relacionados

Ver todos os 275 lotes »

Ver todos os 275 lotes »