HOME   A GALERIA   ACERVO   BIOGRAFIAS  
  EXPOSIÇÕES REALIZADAS LINKS DE CONSULTA TOUR VIRTUAL  
Biografias

 

Rosina Becker do Valle

Nascida em 1914 no Rio de Janeiro, e falecida em 2.000 na mesma cidade, Rosina iniciou – se nas artes plásticas, no Ateliê Livre de Pintura do MAM – RJ o qual cursou entre 1957 e 1959, tendo sido seu professor, Ivan Serpa.

Participou das Bienais de São Paulo em 1959 e 1963, ano da sua primeira exposição no Rio de Janeiro. Ela expôs também em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Rosina, foi também uma das expositoras da Bienal de Salvador em 1966 e no exterior teve trabalhos selecionados para a Bienale Internazionale Naifs em 1980 e em outros países como França, Holanda e Alemanha em mostras de arte primitiva.

Gabriela Wilder pesquisadora do MAC – SP em um texto sobre uma exposição de arte naif neste museu, diz que esta "arte ingênua, arte popular, arte naïf ou espontânea são denominações que algumas vezes se confundem e outras se aplicam a conceitos sutilmente diferenciados. São pinturas, geralmente muito detalhistas, executadas com massas de cores densas. Os desenhos e xilogravuras são desenvolvidos em traços firmes, num grafismo elaborado, pleno de recursos na criação de texturas, ritmos, bastante comuns na arte popular nordestina."

Neste texto sobre esta exposição, Rosina se explica : "Aprecio muito a pintura primitiva por tudo de bom que ela nos transmite, tirando sempre da vida as coisas boas que existem nela".


VOLTAR

 

Estr. da Barra da Tijuca, 1636 - bl B - Loja A1 - Itanhangá Center - RJ - Cep: 22641-003
Tel: 21-2495-5756 / 21-2495-6142
contato@tntarte.com.br

Desenvolvido por Absoluta Internet